Categories

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oh Captain, my Captain!

Nesse momento não tenho como falar de futebol e música. Mesmo porque, se eu não tivesse  encontrado esse cara no meu caminho esse blog provavelmente não existiria. Ele me ensinou a escrever, a entender e a viver o que é essa profissão... e nem precisou de lousa e giz para isso. Mostrou os caminhos, apontou direções, deu conselhos... foi professor, foi mestre, foi pai e amigo. Eu dizia: "Professor, quero trabalhar em radio" e ele falava: "Seu lugar é na mídia impressa".
Parecia ausente aos olhos de muitos, mas nunca negava a ninguém um minuto sequer para tirar a mais insgnificante dúvida. Carismático, atencioso, inteligente, dedicado e acima de tudo, LUTADOR. E foi justamente lutando que mais o conheci. Lutando para levantar um curso em baixa, contra uma entidade decadente, contra uma profisão em queda, contra uma doença...
Eu sai da faculdade, me tornei um profissional e ele continuou lutando. Ironicamente, tudo o que sabiamos um dou outro agora eram notícias. Mas eu fazia questão de lhe informar cada nota minha publicada, cada emprego conquistado, enfim, cada avanço que essa cria dele dava... tudo para mostrar que o trabalho dele não foi em vão, tudo pra mostrar que a luta dele valeu a pena.
Ontem, 27 de dezembro, ele lutou pela última vez contra o câncer.
Quem me conhece sabe que não gosto de falar sobre morte. Prefiro pensar que ele, após tantas vitórias em sua vida, resolveu descansar. Deixar que outros continuem aquilo que ele começou e assistir, dessa vez sem dor, a vida daqueles que ele tanto ajudou.
Obrigado professor! Descanse em paz!

Ari Gomes
* 03/11/1948
† 27/12/2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fundo Setorial de Música

O ministro da Cultura Juca Ferreira anunciou a criação do Fundo Setorial de Música, o principal item de uma série de incentivos para o setor, em janeiro de 2010, atendendo a uma antiga reivindicação de artistas e produtores. A medida também prevê a integração do atual Fundo do Audiovisual ao Fundo Nacional de Cultura (FNC).
Os investimentos na área de música deverão cobrir toda a cadeia produtiva, desde financiamentos de festivais até downloads remunerados de fonogramas. A verba sairá dos R$ 820 milhões do Fundo Nacional de Cultura. O ministro também anunciou a criação de memoriais em homenagem a dois grandes compositores brasileiros, o pernambucano Luiz Gonzaga e o baiano Dorival Caymmi, em seus Estados de origem.
Segundo comunicado distribuído à imprensa, "a iniciativa antecipa os avanços propostos na reforma da Lei Rouanet", que transformará o FNC no principal mecanismo de fomento e incentivo às artes no País.
O ministro afirmou que a área da música tem de passar por várias revisões, como por exemplo, a questão dos direitos autorais, que tem uma "legislação caduca". "A indústria da música precisa evoluir, porque ela tem potencial. Hoje representa 5% do PIB e 6% do emprego da mão de obra formal", afirmou Juca Ferreira.
Ele lembrou que quando entrou no governo há sete anos, como secretário executivo do Minc, na gestão de Gilberto Gil, a verba da pasta era 0,2% do orçamento da União - hoje, representa 0,6%. "Mas não dá para comemorar. A gente quer 2%", disse.

Guitarrista do Red Hot Chili Peppers pode ter deixado a banda

O guitarrista John Frusciante, pode ter saído da banda Red Hot Chili Peppers.
Boatos dizem que Frusciante já teria sido substituído por Josh Klinghoffer, músico que já havia feito uma turnê com a banda em 2007.
O suposto novo guitarrista, Klinghoffer, já trabalhou ao lado de artistas como Perry Farrell, Tricky, PJ Harvey, Neon Neon e Gnarls Barkley.
O Red Hot ainda não se pronunciou oficialmente.

Enfim, descobriram que a vaca é mesmo louca

Foi divulgado ontem que Courtney Love perdeu a custódia de sua filha Frances Bean, de 17 anos, que ficará sob os cuidados da avó paterna, mãe do finado vocalista do Nirvana, Kurt Cobain.
Por decisão de um juiz de Los Angeles, a menina ficará agora sob a custódia de Wendy O'Connor e Kimberly Dawn Cobain, mãe e irmã de Kurt Cobain.
Em 2003, Frances Bean esteve provisoriamente sob a custódia da avó após Courtney Love, hoje com 45 anos, ser detida por posse de psicotrópicos sem receita médica.
A viúva de Cobain tem um amplo histórico de problemas com a Justiça, que inclui drogas, dívidas e até violação de liberdade condicional.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Metallica fará show extra em São Paulo

O Metallica confirmou em seu site oficial http://www.metallica.com/  que devido a grande procura, a banda vai fazer mais um show na cidade de São Paulo no dia 31 de janeiro, no mesmo estádio do Morumbi.
Os ingressos da segunda apresentação começam a ser vendidos em 14 de dezembro.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Entrega em domicílio e a domicílio

A dúvida sobre a forma correta de escrever essa frase é normal entre as pessoas e a gramática tem explicações para isso. Porém, vou tentar nesse texto exemplificar e aplicar as regras corretas, futebolisticamente falando, para esclarecer esse impasse e o resultado final, já que a matemática também é uma constante no futebol, é, Flamengo Campeão Brasileiro 2009.

O Corinthians, jogando em seu estado, recebeu o time carioca. Enquanto o time visitante vislumbra o título nacional deste ano, o time paulista, que na teoria já está pensando em 2010, na prática vê a possibilidade de melar as chances de seus rivais estaduais de chegarem em primeiro no torneio. E como se diz no popular: ele conseguiu matar dois coelhos com uma cajadada só. Da forma como ocorreu a partida, os times não precisavam nem ter entrado em campo. Um gol esquisito, um pênalti inexistente, o Felipe assistindo a cobrança do Léo Moura e o Ronaldo saindo machucado. Então, entregaram em domicílio o jogo para o Flamengo, desapontando palmeirenses e sãopaulinos.

No próximo domingo a história se repete. O protagonista continua sendo o time do Rio de Janeiro, só que dessa vez o palco é o Maracanã e os coadjuvantes são do Rio Grande do Sul. O Grêmio vai à casa carioca levando a taça de campeão na bagagem para oferecer ao time rubro negro, já que perdendo o jogo tirará qualquer possibilidade do Internacional, seu maior rival estadual, de ser campeão. Logo, será uma entrega a domicílio.

Para quem acompanha o futebol, sabe que esse entrega-entrega e essas rivalidades estaduais são de certa forma até comuns, afinal, ninguém quer passar o domingo inteiro escutando fogos e gritos do vizinho e passar o resto da semana aguentando os amigos do trabalho falando. O que me faz rir agora é como tudo isso foi cair no colo de um time só e como a decisão de um campeonato, considerado o mais disputado de todos os tempos entre os principais torneios de futebol do mundo, será definido não por aquele que foi o melhor time, mas sim por aquele que teve menos rivais. Enquanto o Palmeiras se preocupava com o São Paulo, o Inter com o Grêmio e o Atlético com o Cruzeiro, o Flamengo avançava sem se preocupar ou depender de seus vizinhos, que passaram o campeonato inteiro brigando na parte de baixo da tabela. E na última rodada basta vencer um adversário que já se dá por vencido. Alguém tem alguma dúvida de quem fará a festa no domicílio?

De uma forma ou de outra, essas últimas rodadas foram realmente emocionantes e quem saiu ganhando foi o torcedor. Oscilações entre os líderes, entre os primeiros colocados e entre os últimos deixaram todos com uma calculadora numa mão e o terço na outra. E como admirador dessa arte, prefiro esquecer esse deixa que eu deixo e ficar com a imagem de uma bola... subindo e descendo. Um jogador no meio campo vendo muito distante um gol vazio. Dominar, tocar... o rei uma vez se viu nessa situação, mas teve tempo de pensar, ajeitar e chutar. Quase! Longe, muito longe de ser um rei, ele preferiu não deixar a bola encostar na grama e fez com que ela subisse novamente. Quem olhou para cima ficou com a visão ofuscada pelo sol e quem esperou aqueles poucos segundos, simplesmente viu seu último “quique” já dentro do gol. Antológico!

Parabéns ao Diego Souza pelo gol e parabéns ao Flamengo, Campeão Brasileiro de 2009.