Categories

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Campeonatos regionais: alegria só para torcedores

Começarão neste final de semana os campeonatos regionais no país do futebol. Tanto vale essa máxima de “país do futebol” que aqui é o único lugar no mundo que existe campeonato regional. E quem ganha com isso? Os torcedores. Só!

Todo ano o discurso dos clubes no primeiro semestre são os mesmos. Priorizar Libertadores para uns e ganhar a Copa do Brasil para outros sempre será a tarefa dos principais clubes... e se ganhar o regional, não fez mais que a obrigação.

Digo obrigação porque é nesse ponto em que entra a tal rivalidade. Os clássicos! O Corinthians não quer perder para o Palmeiras, O Grêmio não quer ser desclassificado pelo Inter e o Fluminense não quer ver o Flamengo campeão. E isso é puro e simplesmente pensamento de torcedor. É no confronto direto desses times que a cidade para, que os amigos se reúnem e que podemos ter uma noção de quão competitivo serão os times no decorrer do ano.

Para os chamados “times do interior”, os regionais são a vida e a morte. A chance de ganhar uma grana extra, revelar jogadores e lucrar com uma boa venda do atleta é a meta. Ser campeão? É um marco na história do clube! Mas isso é um sonho raramente alcançado, ou alguém sabe me dizer sem precisar fazer uma pesquisa quais (ou quantos) foram os times do interior, campões nos últimos anos nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro?

Aqui em São Paulo vez ou outra temos uma surpresa, afinal, não é a toa que é o estado que mais times têm na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mas os campeões são sempre os mesmos. E esse ano a expectativa não é muito diferente. Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras são os favoritos para a conquista do Paulistão 2010 e nem precisa entender muito de futebol para dizer isso.

Não gosto do calendário europeu, com temporadas que começam em um ano e termina no outro, mas para o bem do futebol brasileiro, acho que já passamos da hora de nos adaptarmos aos métodos do velho continente. Acabar com os regionais, dar mais tempo para a pré-temporada dos clubes, reorganizar torneios como a Copa do Brasil, dar espaço para que os times brasileiros façam mais viagens ao exterior e divulgue sua marca.

Os campeonatos regionais já tiveram sua importância e seu glamour. Graças a eles temos essa saudável (mas nem sempre) rivalidade de torcedores vizinhos, amigos e até familiares que reúne todos na frente da TV no fim de semana, mas já está na hora de dar espaço as novas tendências do futebol.

Enfim... aos clubes, bom inicio de temporada. Aos amantes do esporte, boa torcida e ao Paulistão, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário