Categories

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Ninguém ganha

Quando existe um perdedor, subentende-se que há um vencedor, certo? Nem sempre.
O futebol brasileiro, nas duas últimas semanas, mostrou que essa teoria nem sempre é verdadeira.
Sabemos que a seleção brasileira já está classificada para a Copa de 2010 na Africa do Sul. Mesmo não sendo oficial, o time base que tem sido convocado nas últimas partidas também já está definido, sobrando apenas algumas vagas no banco de reservas. E, faltando dois jogos para o término das eliminatórias, o técnico Dunga da seleção brasileira resolve fazer alguns testes para tentar preencher essas vagas. O problema é que esse “vestibular” fora de época da seleção coincide com as “provas finais” do Campeonato Brasileiro e esses “alunos” acabam fazendo falta e não rendem o esperado.


O Internacional, 3º colocado no campeonato Brasileiro, teve dois jogadores convocados, Kleber e Sandro, e não conseguiu somar todos os pontos disputados em sua casa. Diego Tardelli e Adriano, artilheiros do brasileirão, desfalcaram Atlético-MG (4º) e Flamengo (6º), respectivamente. O time mineiro perdeu as duas partidas enquanto o carioca ganhou uma e empatou a outra. O São Paulo (2º), time de melhor defesa no campeonato perdeu justamente o seu zagueiro Miranda e conseguiu um ponto em seis disputados. A mesma quantidade de pontos conquistados pelo Palmeiras, (1º) que não pode contar com Diego Souza, principal jogador do time e cotado a ser o craque do torneio nacional.

O fracasso desses times nos últimos jogos somados a derrota da seleção brasileira para a Bolívia pode até ser coincidência, mas nos faz refletir um pouco sobre o quão importante pode ser um jogador para seu clube e seu país e até que ponto essa valorização e reconhecimento no trabalho do atleta é válido, pois não sabemos realmente se ele está indo para compor um grupo ou apenas para tapar um buraco.
É claro que time que depende apenas de um jogador não tem condições de ser campeão, mas compreender os fatos e os momentos é preciso, né Dunga!?!? A temporada europeia está no início, tem muito jogador comendo a bola em clubes grandes da Itália, Espanha, Alemanha e Inglaterra que tem totais condições de servirem a seleção brasileira sem tirar o brilho de seus clubes e torneios. Enquanto aqui, no Brasil, estamos na reta final de um campeonato equilibrado, bem disputado e, sem os seus principais jogadores.


Provavelmente nenhum desses jogadores irão reclamar da convocação, até porque todos sonham em jogar com a amarelinha, servir a sua nação e participar de uma Copa do Mundo, mas a essa altura do campeonato, não é hora de fazer experiência. A Confederação Brasileira de Futebol e sua comissão técnica deveriam pensar não só na seleção, mas nos clubes nacionais também, ou todos perderão. Perde o Campeonato Brasileiro sem seus astros, a seleção brasileira com um time pouco entrosado e perde os torcedores, que não assistirão à um bom jogo nem lá e nem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário