Categories

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rio 2016, cadê vocês?

Parabéns ao Brasil e a cidade do Rio de Janeiro por ser escolhida a sede das Olimpíadas de 2016, mas a minha função aqui é falar de futebol. Então a pergunta: Rio, cadê vocês?
Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro se completa e já podemos perceber que os únicos times que brigarão daqui pra frente pelo título nacional de 2009 são Palmeiras e São Paulo. Dois times paulistas. Aliás, nos últimos 12 anos, o título do brasileirão ficou 8 vezes com os times paulistas e nos outros 4 anos, eles foram vice. Nesse período, podemos mencionar alguns figurantes que se destacam e dão um pouco de emoção ao campeonato. O Internacional de Porto Alegre por exemplo, sempre é apontado como favorito no início de cada campeonato, conta com um bom elenco, bons técnicos, aquela raça gaúcha costumeira, mas, nunca passa de uma promessa. Temos também o Cruzeiro de Belo Horizonte que historicamente marca presença entre os primeiros colocados, consegue beliscar vaga na Libertadores e que ganhou merecidamente o torneio em 2003, mas também sempre trava nas horas decisivas. Times de outros estados vez ou outra pintam como “zebra” no decorrer dos torneios e as vezes conseguem chegar nas primeiras colocações. Mas, enquanto isso... o futebol carioca...


Lembranças e histórias daquele Botafogo da década de 60, do Flamengo de 80, do Vasco de Dinamite, Bebeto, Romário, Edmundo. O último suspiro futebolístico do Rio foi em 2000 com o título João Havelange do Vasco em cima do São Caetano, considerado “time pequeno” em São Paulo. Fora isso, presenciamos o Fluminense chegando até a série C, Botafogo e Vasco na segundona e o Flamengo sempre andando na corda bamba entre o céu e o inferno. Onde foram parar o Bangu, o América? Quanto tempo faz que o Rio não tem mais que 4 times na primeira divisão? Isso sem contar a falta de estrutura, praticamente dependendo de um único estádio para jogos importantes e outras questões como a falta de grandes jogadores, bons dirigentes, planejamento a logo prazo, entre outras coisinhas que vão “apequenando” o glorioso futebol do Rio de Janeiro.
Faço todas essas comparações e indagações justamente para tentar encontrar uma resposta sobre todo esse investimento que será feito no Rio em virtude das Olimpíadas e da falta do mesmo em relação ao futebol da cidade maravilhosa. Por que deixam isso de lado, por que falta estrutura, falta incentivo, falta competência? De que adianta ter um evento mundial se a base, que são os clubes e os atletas, estão mal das pernas? Na minha visão, o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar as Olimpíadas porque é bonitinho, mas já está a muito tempo sendo ordinário com seus esportistas e formadores.

Por fim, aquela sadia rivalidade entre Rio-São Paulo no futebol está ficando sem graça. Esse ano, o Estado de São Paulo está caminhando a passos largos para o sexto título brasileiro, o ano que vem, podemos ter até 8 times paulistas na primeira divisão contra 2 cariocas e, se continuar nesse ritmo, em 2016 nas Olimpíadas perguntaremos: Rio 2016, cadê vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário