Categories

quarta-feira, 7 de abril de 2010

07 de Abril - Dia Nacional do Jornalista

Sou jornalista, formado, diplomado e sindicalizado. 
Eu acredito na minha profissão!
Parabéns a todos meus amigos jornalistas!
Segue texto públicado hoje no site do orgão que defende nossa categoria.


No Dia Nacional do Jornalista, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, além de parabenizar a todos que exercem a profissão, pretende trazer a categoria à reflexão: qual a importância da função jornalística para o futuro do País?
É importante que o 7 de abril seja um dia de reflexão! Os jornalistas devem, sim, discutir seus problemas, entender o que se passa no mercado de trabalho, erguer a cabeça e sentir orgulho de contribuir para a democracia brasileira.
No campo profissional, o jornalista enfrenta condições precárias de trabalho. São longas e extenuantes jornadas, com baixos salários e más condições de trabalho. Falta de reconhecimento, pressão de chefias autoritárias, colegas muitas vezes comprometidos com os interesses empresariais, são o retrato de algumas redações, sejam de TVs, Jornais, Rádios, Revistas, Portais, Assessorias de Imprensa, dentre outras.
Neste dia 7 de abril é preciso que estejam conscientes de que é necessária a união da categoria para enfrentar este estado de coisas e mazelas e reconquistar a dignidade profissional, abalada pela decisão do STF.
O Sindicato, que muitas vezes só é procurado quando acontece algum problema, em caso de demissão, de agressão, de perseguição, tem a missão institucional de enfrentar essa realidade e propor soluções.
Só assim seremos uma categoria com capacidade de influir no futuro do País.



Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário