Categories

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Os problemas antes da Copa

Aquilo que acontece fora de campo pode influenciar dentro das quatro linhas? Seleção só tem jogadores que naquele momento estão bem? E aqueles que já prestaram bons serviços em um passado não tão distante, mas não estão em boa fase, merecem outra chance?
Infelizmente Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos, só dura um mês e todas essas perguntas acabam ficando sem uma resposta justa e lógica quando sai a convocação oficial daqueles que representarão o Brasil. E essas dúvidas que nós pobres torcedores temos e discutimos na roda de amigos, esse ano tem vários nomes.
Hoje, quem encabeça essa lista e está deixando o técnico Dunga com a pulga atrás da orelha é o atacante Adriano. Problemas com bebidas, sumiço de treino e brigas conjugais são algumas coisas que a mídia divulga sobre a vida do camisa 10 do Flamengo e que, às vésperas de uma Copa, pode comprometê-lo. Pode? Se perguntarmos isso para um flamenguista, certamente ele vai dizer: “Mas quando ele entra em campo, ele joga.” Isso realmente acontece, mas dá para arriscar os míseros e tão importantes 7 jogos do torneio?
Antes de Adriano, porém, outro jogador foi muito especulado, convocado e “desconvocado” pelos mais de 180 milhões de técnicos brasileiros. Ronaldinho Gaúcho tem uma história na seleção. Participou do grupo que ganhou o penta em 2002 e do fiasco de 2006. Com a amarelinha nunca foi aquele jogador fantástico do Barcelona, mas tem um talento inquestionável. Depois de sair pela porta dos fundos do time espanhol, ganhou uma chance no Milan e também na seleção olímpica de Dunga em 2008. Não adiantou. Nesse sobe e desce do Gaúcho, sua prestação de serviço à pátria foi dispensada e só agora ele voltou a jogar bem no time italiano. Seria um risco essa instabilidade dele na Copa?
Menos polêmicos fora de campo, mas que ultimamente também estão longe de serem unanimidades são Kaká e Robinho. O primeiro, depois de trocar Milão por Madri, nunca mais foi o mesmo. Hoje ele tem que lidar com a crítica espanhola, as vaias dos torcedores merengues, uma artroscopia no joelho esquerdo, contusões musculares e uma pubalgia que terá que levar pelo resto de sua carreira de jogador. Tudo isso chegou de uma só vez e a poucos meses da Copa. Será que ele suporta tanta pressão? De todos aqui citados, Robinho é o que tem a situação menos complicada. Mesmo realizando péssimas partidas no seu clube, chegando a reserva no Manchester City, sempre foi convocado por Dunga, mas resolveu voltar para o Santos para garantir que não seria esquecido. Nesse caso, cabe aquela vaga daqueles que já prestaram bons serviços à seleção.
Seja com problemas de fora para dentro ou de dentro para fora do campo, esses jogadores já provaram que são referências e podem ser fundamentais na África do Sul. Acredito que todos eles serão convocados e contribuirão para a conquista do hexa, mas eles também precisam acreditar nisso, pois todos passam por dificuldades. A Inglaterra é um exemplo, devido o recente escândalo do zagueiro e capitão Terry que teve um caso extraconjugal com a mulher de Bridge, amigo e companheiro de seleção. Mas isso já é outra história. Afinal, cada um com seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário